top of page

Um relacionamento tóxico... com Deus?


ree

Hoje em dia vemos aqui e ali falando sobre relacionamentos abusivos, relacionamentos tóxicos, o quanto devemos estar alerta para não estarmos numa situação dessas sem perceber, sendo a vítima ou o responsável. Mas eu sempre pensei: não tenho perigo de estar em um relacionamento tóxico porque não estou em um relacionamento, não namoro e não tenho previsão para isso. Mas aí eu ouvi levantarem outra discussão: relacionamento familiar pode ser tóxico? E eu chego mais além: meu relacionamento com Deus é tóxico?


A primeira reação, assim como em um relacionamento terreno, é analisar o outro: "Deus? Um ser tóxico? Claro que não, Ele é perfeito, cuidadoso, carinhoso, educado, respeitador... Nunca estaria num relacionamento tóxico com Ele". De fato, Ele é tudo isso, mas e a outra parte dessa relação? E eu? Eu estou sendo com Ele, assim como Ele é comigo? Eu estou sendo um bom par?


Pessoas tóxicas são egoístas, pensam em seu prazer antes do próximo, são mesquinhas, desrespeitosas, infiéis e aproveitadoras, e eu nunca nem me imaginaria uma pessoa assim. Eu não conseguiria fazer esse mal à outra pessoa... Mas então por que eu consigo ser assim com Deus?


Eu estou em um relacionamento e não dou a devida atenção e valor para meu par. Eu acordo, digo um bom dia de qualquer jeito e fico o resto do dia calada, agradeço a companhia no almoço e na hora de dormir, estou muito cansada pra conversar, só digo um boa noite. Às vezes peço desculpas por estar tão calada e ausente e faço a mesma coisa no dia seguinte.


Um namoro sem conversa, sem encontros, sem se buscar, sem ter proximidade, sem a preocupação e a saudade do outro, não resiste.


Um namoro com um encontro rápido no fim de semana com palavras frias, sem animação, sem interesse, por quase uma obrigação, não resiste.


Um namoro que troca um tempo juntos, um toque e um abraço por preguiça, por horas na netflix ou em festa, não resiste.


Um namoro infiel que diz que ama, mas o coração bate mais por outras pessoas (outras coisas), que se alegra mais com paixões passageiras do que com seu amor, não resiste.

Um namoro que não tem elogio, não tem admiração, não tem frio na barriga, não se importa, não resiste.


Por que o relacionamento com o Cara mais incrível do mundo, que me amou mais que tudo e todos. Que cuida de mim, que me ama, me abraça, me elogia, me dá atenção e conselhos. Por que eu posso tratar Ele com desprezo e indiferença? Por que com Ele não seria abusivo? Por que com Ele "pode"?


Não, Ele não deixa de me amar e não desiste de mim, ele faz o amor resistir. Porque Ele é Deus, o próprio amor. Mas por que seria certo não amar e valorizar Ele da mesma forma, ou de preferência melhor, que eu amo pessoas terrenas que a qualquer decepção vão sumir?

Eu devo a Ele mais do meu tempo. Devo a Ele mais conversas. Mais ouvir. Mais transparência. Mais proximidade. Mais elogios. Mais carinho. Mais atenção. Mais respeito. Mais compreensão.


Ele merece o meu melhor. Ele é o melhor amor do mundo e eu devo dar o melhor do meu amor a Ele.


Autora: Gabriela Amorim

 
 
 

Comentários


Gabi Amorim |

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone

Matheus Oliveira |

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone

© 2018 por Mutuamente. |

Porto Velho, Rondônia 

bottom of page